Viver no Chile está sendo uma maravilha!
Clima:
O clima no verão é super agradável, porque, apesar do calor incrível que faz durante o dia, debaixo de um sol tremendo, quando cai a noite refresca e a sensação de abafado melhora muito.
Pessoas:
O chileno em geral recebe muito bem o estrangeiro e é muito solidário também. Por exemplo, assim que eu cheguei passamos por um problema gigante no edificio onde moramos com água contaminada. Todos os vizinhos se uniram para resolver o problema e se ajudar enquanto não era possível ter água potável em todos os apartamentos.
Nas lojas e restaurantes sempre são muito amáveis e reconhecem de imediato que eu sou brasileira, dando uma atenção especial, tão diferenciada que até meu marido percebeu.
Idioma:
O espanhol que se fala aqui é diferente de outros países. Além do chileno falar super rápido eles tem muitas gírias e usam em todas as frases. Quem já veio pro Chile ou já falou com um chileno vai saber do que estou falando, cachai?
Economia:
O Chile tem uma economia que já foi melhor, mas pelo menos segue estabilizada. Comprar um apartamento não é fácil, mas carro, eletrodomesticos, roupa, etc. é muito fácil. O problema que eu vejo é a comida. Tanto pra comprar em supermercado como pra comer fora é super caro. Mas acho que tá assim em todo lado, verdade?
Emprego:
A relação emprego / economia estável é direta, por isso o nível de empregabilidade no Chile vem caindo nos ultimos meses, reflexo das mudanças que a Presidenta Bachelet fez desde o início do seu mandato. De qualquer forma, o Chile segue co um nível baixo de desemprego, 6,5%, de acordo com a pesquisa do Instituto Nacional de Estatisticas (file:///C:/Users/rfrattini/Downloads/empl_J90fhUfx.pdf).
Nenhum comentário:
Postar um comentário