sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Antes de ir atente-se aos documentos

Pois é, menos de dois meses para o casamento, coração a mil por hora, saudades do noivo que está em Santiago há duas semanas depois de uma semana de correria por aqui e muita, muita burocracia pra cumprir.

A documentação do casamento parece que deu certo, mas agora meu problema está sendo providenciar os documentos para validar meus títulos no Chile e até conseguir advogar.


Vejam só o que diz o site da Universidade do Chile sobre o que você tem que fazer para validar seus estudos brasileiros no país:


Revalidação de diplomas estrangeiros

O reconhecimento, a ratificação e a revalidação de diplomas profissionais obtidos no exterior são de competência exclusiva da Universidade do Chile, a despeito dos procedimentos previstos em tratados internacionais. A Pró-reitoria está encarregada de validar o reconhecimento dos estudos, bem como a ratificação e a revalidação de diplomas profissionais obtidos no exterior, de acordo com a regulação vigente.


Requisitos:

1. Original e cópia do diploma profissional e/ou diploma universitário, segundo o caso.

2. Original e cópia do histórico de notas oficial, indicando a escala de notas e as notas mínima e máxima de aprovação.

3. Original e cópia do Programa de estudos seguido no país de origem, indicando a carga horária.

4. Original e cópia da Descrição de conteúdo dos cursos realizados e validados pela instituição em que o solicitante obteve seu diploma. Caso a instituição não publique programa oficial, a Universidade indicará o procedimento a seguir.

5. Curriculum Vitae.

6. Declaração que autoriza o solicitante a exercer sua atividade profissional no país que emitiu o diploma, visado pelo consulado respectivo, quando seja considerado necessário.

7. Preencher o formulário fornecido pela Pró-reitoria.

8. A Pró-reitoria da Universidade do Chile se reserva o direito de exigir qualquer outro documento que possa confirmar situações decorrentes da documentação apresentada.

Importante:
Os documentos originais mencionados nos pontos 1, 2, 3 e 4 devem ser homologados no país de origem. As cópias devem ser autenticadas e feitas a partir dos originais reconhecidos.
No país de origem, os reconhecimentos de firma (originais) e autenticações (cópias) devem ser visados pelo Consulado do Chile.
No Chile, os documentos devem ser visados pelo Ministério de Relações Exteriores (Rua Bandera, N° 52).
Os originais dos documentos serão devolvidos ao solicitante, uma vez que tenham sido confrontados com as cópias, na Pró-reitoria da Universidade do Chile.
Quando as informações estiverem redigidas em língua estrangeira, os documentos devem ser acompanhados de tradução simples.
Revalidação junto ao Ministério de Relações Exteriores:

Quando o país emissor do diploma possui Convênio Cultural com o Chile. Estes países são: Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Uruguai, Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Peru.

Os diplomas e documentos anexados devem ser homologados pelas autoridades do país emissor, e visados pelo Consulado chileno. Uma vez no Chile, devem ser apresentados diretamente no Ministério de Relações Exteriores.


Pra advogado é ainda mais complicado, já que, até prova terei que fazer.

Enfim, ninguém disse que seria fácil... e com todo o apoio dos meus pais (inclusive quanto a providenciar muitos dos documentos e carimbos) e do Ignacio lá de Santiago, sei que será possível obter tudo!

Estas informações eu consegui pesquisando na internet e numa comunidade do Facebook muito legal que se chama Brasileiros no Chile "MIGRAKUT". As pessoas que participam são super solícitas e sempre dispostas a compartilhar suas experiências em terras Chilenas com os que tem dúvidas.

Em breve notícias sobre qual a real dificuldade destes trâmites todos!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Faltam poucos meses pra aventura começar!

É pessoal, faltando 2 dias para completar 32 anos e 128 dias para me casar resolvi iniciar um BLOG contando as aventuras de uma brasileira que aceitou o pedido de casamento de um chileno e se muda para viver com ele em Santiago a partir de novembro de 2013.

Primeiro acho que vale uma retrospectiva sobre como chegamos até aqui. 

Em setembro de 2012 fechei, junto com duas amigas, uma viagem de ano novo para Santiago. Há anos tínhamos vontade de conhecer o Chile, mas sempre acontecia alguma coisa e mudávamos nosso destino nas viagens anuais das meninas.

Enfim, fomos dia 29/12/12 com destino a Santiago e depois de uma dia intenso de muitas atividades, chegada, hotel, shoppings (sim, mais de um!), jantar, resolvemos ir a uma discoteca chamada Las Urracas.

Muito bem recebidas, assim como em todos os lugares, já que, as brasileiras são sensação no Chile, nos colocaram VIP no CAMAROTE. A discoteca é supre legal! Indico super para quem estiver a fim de conhecer um lugar com ótima música, bebida a preços razoáveis e muita gente animada!!

Enfim, lá pelas tantas olho eu para a pista lá embaixo e vejo um moreno, alto, lindo, usando uma camisa azul escura. Desci e da troca de olhares acabou surgindo uma conversa, da conversa uma paquera e da paquera passamos 4 dias maravilhosos, até chegar a hora da minha volta ao Brasil.

Essa paixão não podia ficar esquecida como sendo um "amor de verão" então decidimos pensar em uma maneira de vivermos isso e decisão foi de casarmos até o final do ano e eu me mudo para Santiago.

Aí começa uma trajetória de viagens entres os dois países para conhecermos as famílias, planos de cerimônia de casamento, planos de montar uma casa, planos em relação ao emprego e tudo mais!

Esse blog é destinado a contar as minhas aventuras no Chile a partir de novembro de 2013, porém, acho que é válida a introdução sobre o porque da minha mudança de país e todos os preparativos para que ela aconteça.

Espero dar conta de estar sempre presente neste Blog, já que, as atividades se amontoam e estou tentando dar conta de tudo!