segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Conseguindo a residencia provisória no Chile

Brasil e Chile possuem acordo bilateral desde 2009 e com isso pedir residência temporária no Chile é muito fácil.

O procedimento é feito pelo correio e você tem que enviar os seguintes documentos:

- Formulário de Solicitação inteiramente preenchido e assinado pelo titular interessado; (http://www.extranjeria.gob.cl/filesapp/solicitud_visa_temporaria_por__CORREO_2008.pdf)

- Fotocópia do passaporte (folhas de identificação e do carimbo de entrada no Chile);

- Fotocópia do papel que você recebeu na imigração quando entrou no país (se estiver vencido, ou seja, com mais de 90 dias da entrada, ou se você perdeu o papel, terá que regularizar a situação indo pessoalmente no endereço Eleuterio Ramírez N°852, Santiago);

- Uma foto 3x2 colorida, com nome completo e número de passaporte.

Obs.: se a sua entrada no país foi a mais de 90 dias você tem que regularizar a situação entes de pedir a residência indo pessoalmente na sede da Extranjería, que está em Santo Antonio, 580, 3º piso.


Se você está pedindo a residência porque tem vínculo com chileno, como foi o meu caso, tem que acrescentar a lista de documentos acima o seguinte:

- Certidão de casamento, que pode ser brasileira ou chilena.
- Certidão de nascimento do cônjuge
- Provar que pode se sustentar, seja com contrato de trabalho ou com declaração de que o cônjuge vai te sustentar.


Se o documento for brasileiro não precisa traduzir, mas tem que validar no Consulado do Chile no Brasil e no Ministerio de Relaciones Exteriores no Chile (ver tópico especifico sobre validação de documentos).

Enviar tudo isso num envelope com as seguintes informações:

SOLICITUD TEMPORARIA
CLASIFICADOR N° 8
CORREO CENTRAL
SANTIAGO

Se te interessa trabalhar tem que pedir que o Permiso de Trabajo que sai antes mesmo da VISA de residencia temporária. (Ver tópico especifico sobre trabalho no Chile)

O visto de residência demora 30 dias para ser ingressado no sistema do departamento de extranjeria e daí é possível consultar o andamento no site http://consultas.extranjeria.gob.cl

Quando o pedido for deferido você tem pagar a taxa de Estampado da VISA e pedir hora na extranjeria para que colem o visto no seu passaporte e em seguida é possível obter o carnê de identidade.



6 comentários:

  1. Olá, tenho um relacionamento com um chileno há 4 anos, temos uma filhinha linda de 2 anos e vivemos no Brasil, mas decidimos nos mudar para o Chile (Santiago) no próximo ano (provavelmente abril ou maio de 2016). Estamos com casamento marcado para abril/2016 aqui no Brasil. Sobre os trâmites para o visto, mesmo sendo casada com Chileno tenho que pedir primeiro um visto temporário? Ou já poderia dar entrada como visto definitivo? Trabalho na área de tecnologia no Brasil e já estou fazendo os trâmites para validar meu diploma, caso seja um visto temporário você saberia me informar se teria dificuldade no mercado de trabalho Chileno?
    Obrigada pela ajuda!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, tudo bem? Toda pessoa que vem para o Chile tem que pedir primeiro a residencia temporária e depois de um ano pode pedir a definitiva. Esse um ano de residencia temporária é um dos requisitos para que conceda a residencia definitiva, independente do vínculo com chileno.
      Quanto ao trabalho você não terá problemas, já que, basta pedir o "permiso de trabajo" junto com a solicitação de residencia temporária. Este é um documento que sai antes mesmo da residencia temporária e autoriza você a trabalhar no país enquanto seus papeis estão em trâmite.

      Obrigada por ler e participar do blog!! Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/umabrasileiraemsantiago?ref=bookmarks

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Raquel, parabéns pela disposição em compartilhar a sua experiência para ajudar as outras pessoas! Tentei mandar mensagem privada pela página do Facebook mas não consegui. Você tem um e-mail de contato? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode enviar um e-mail para raquelfrattini@gmail.com

      Obrigada por ler e participar do blog!! Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/umabrasileiraemsantiago?ref=bookmarks

      Excluir
  3. Boa noite Raquel,

    Casei com um chileno em agosto e vou me mudar para o chile em dezembro. Para pedir a residencia temporaria eu preciso estar no Chile ou consigo fazer do Brasil?

    E eu nao achei o post falando sobre o permiso de trabajo, vc poderia me mandar o link?
    Obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  4. Olá Letícia, tudo bem?

    O procedimento de pedido de residencia é feito com o envio de documentos pelos correios daqui do Chile. Você pode estar vivendo no Brasil mas tem que vir pra cá mandar os documentos, sendo que um deles é o papel de entrada como turista. Sei que é possível obter o visto estando no Brasil através do Consulado, mas como não optei por esse procedimento não saberia te contar como é.

    Sobre o "permiso de trabajo" na propria solicitação de residencia temporaria tem um campo onde se pode escolher pedir ou não tal "permiso". O documento sai antes do visto temporario e tem um custo de aproximadamente 8.000 pesos.

    Obrigada por ler e participar do blog!! Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/umabrasileiraemsantiago?ref=bookmarks

    Beijos!

    ResponderExcluir