terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Tirando Carteira de Motorista no Chile

Meu último desafio superado foi tirar a carteira de motorista no Chile. Antes de contar pra vocês como é o procedimento acho que é importante deixar claro que no Chile não é permitido dirigir com a carteira de motorista do Brasil. Somente a carteira de motorista argentina é aceita, qualquer outro estrangeiro tem que vir com a licença internacional.

Essa é uma diferença em relação ao que acontece no Brasil, já que, no nosso país um estrangeiro pode dirigir usando sua carteira de habilitação por até 180 dias contados da entrada Brasil na qualidade de turista, de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 193, DE 26 DE MAIO DE 2006.

Essa observação é importante porque as locadoras de carros podem até aceitar a carteira brasileira para entregar o carro alugado, mas se um Carabinero (policial que podemos comparar com um Policial Militar) te parar a conversa pode não ser muito agradável.

Portanto, turistas, venham com a habilitação internacional e para os que vivem, ou pretendem viver no Chile, o ideal é “sacar la licencia de conducir” na Comuna em que vive ou trabalha. Isso mesmo, a licença para conduzir veículo automotor é entregue pela Municipalidade, portanto, o procedimento pode ter variações de Comuna para Comuna.

Eu tirei a minha licença na Municipalidade de Providencia, a qual, me disseram, é uma das mais exigentes (ponto pra mim por ter passado, hehe) e o procedimento padrão eu explico pra vocês abaixo.

O horário de atendimento é de segunda a quinta, das 8:30 as 13:30 (com 70 senhas para renovação e 8 para primeira licença) e das 15:00 as 17:00 (com 15 senhas para renovação e 2 para primeira licença). De sexta-feira o horário é das 8:30 as 13:30 (com 70 senhas para renovação e 5 para primeira licença) e das 15:00 as 16:00 somente com 20 senhas para renovação.

Todo o procedimento pode ser realizado em um só dia e para os que terminem antes das 11:00 o documento é entregue no mesmo dia.

Os tipos mais comuns de licença são B para carro e C para moto e os requisitos para primeira licença de conduzir para estrangeiros são:

- Cédula de identidade nacional para estrangeiros dentro do prazo de validade: tem que ter RUT minha gente. Sem RUT não te deixam tirar carteira de motorista no Chile. Pode ser a residência temporária, mas aí quando renovar o passar para a definitiva tem que renovar a carteira de motorista também.
- Comprovar ensino básico: para dirigir no Chile é necessário provar que estudou, e isso se faz com o diploma, seja de primeiro grau, segundo ou universitário. O diploma tem que estar legalizado no Ministério de Relações Exteriores do Chile e traduzido por tradutor oficial. Tem que trazer cópia autenticada em cartório (notaria) já que o documento fica no processo aberto na Municipalidade. Ver sobre validação de diploma aqui.
- 18 anos de idade.
- Domicilio na Municipalidade: se você vive na Comuna tem que trazer conta de serviço no seu nome ou declaração de vizinho (consulte aqui como obter uma declaração de vizinho em Providencia). Se você trabalha na Comuna tem que apresentar uma certidão assinada pelo empregador, com firma reconhecida, informando que a empresa te autoriza a solicitar licença de conduzir nesta Comuna, usando seu endereço.

Apresentados os documentos, o próximo passo é tirar foto e começar a fazer as provas que são as seguintes:

- Psicotécnico: o teste psicotécnico é realizado através de provas que testam reflexos e coordenação, tais como, mudar o pé do pedal de acordo com a luz que aparece no painel, acertar uma espécie de caneta num buraquinho em determinados pontos específicos, etc.
- Psensométrico: é o exame de vista clássico e de ouvido, no qual você põe um fone e tem que dizer em que lado está o som.
- Entrevista médica: um médico que te pergunta se tem alguma doença crônica ou algo do tipo.
- Teórico: são 35 perguntas, 32 valem um ponto e 3 valem dois pontos. São 45 minutos para realizar o exame e dos 38 pontos tem que fazer mínimo de 33 para passar. O manual de estudos está disponível na seguinte página web.
- Pratico: passando o teórico você pode ir para o prático. Tem que ir com seu próprio veículo fazer a prova e, como é por ordem de chegada, o examinador vai te dizer a que horas, ou até que dia, vai ser possível realizar o exame. O exame dura mais ou menos meia hora e o examinador vai te pedir para que você o leve a um ponto específico na Comuna e depois vai guiando pelas ruas em volta, tudo na mesma Municipalidade. Cometeu um erro gravíssimo e se acabou o exame (não usar cinto de segurança, não parar no sinal vermelho ou na placa de PARE, atropelar alguém ou algum animal, entre outros). Dois erros graves, cinco leves e um grave ou 10 leves e você também será reprovado.
Tem um site que é muito bom pra estudar e fazer simulado das provas, desde o psicotécnico até o teórico (http://www.educacionvial.cl/). Eu usei e valeu a pena!

Agora falando da minha experiência. Eu tentei tirar a carteira em novembro de 2014 quando ainda tinha a residência provisória. Não estudei o manual porque acreditava que por ter habilitação no Brasil tirar a carteira aqui seria “mamão com açúcar”. Não foi...

Levei todos os documentos direitinho e passei o psicotécnico e o psensométrico, mas reprovei no teórico. Por pouco, fiz 31 pontos, mas reprovei... Então a minha dica é, dedique um tempo para ler o manual. A leitura em espanhol não é difícil e a forma como foi escrito faz com que seja até agradável. Eu li duas vezes inteiro, a primeira grifando pontos importantes e no final ajudou até para melhorar meu vocabulário. Aprendi, por exemplo, o que significa “cuneta”.

Eu poderia ter utilizado o beneficio que eles oferecem de fazer a prova de novo em caso de reprovação, no prazo de 25 dias, mas decidi esperar que saísse a residência definitiva para tentar de novo. A verdade: foi traumatizante ser reprovada no exame teórico de carteira de motorista depois de dirigir por mais de 10 anos no Brasil... Mas, tudo isso foi por ser “patuda”!

Bom, consegui minha residência definitiva em 2015 e em janeiro de 2016 fui novamente tentar a carteira chilena. Apresentei os documentos de novo, mas sem a cópia autenticada da tradução (cujo original está na Corte Suprema, mas isso é assunto para outro post) e por sorte, ou melhor, pela organização dos serviços públicos no Chile, eles tinham a cópia numa pasta com meus dados e eu pude fazer a prova com as cópias apresentadas anteriormente.

Aprovei de novo o psicotécnico e o psensométrico (parece tonteira, mas dá frio na barriga fazer todos esses exames) e fui toda confiante para o teórico. Passei!! Não sei com quantos pontos, mas passei!! Nem quis ver, já fui correndo para o prático. Meu marido estava me esperando com o carro (aconselho não ir você mesmo dirigindo pra não começar infringindo uma regra de trânsito) e como não tinha ninguém esperando pra fazer o exame comecei o meu.

O examinador era dessas pessoas bem secas e me perguntou se eu sabia em que endereço tinha que levar ele na parte de direção livre. Entre as três opções que a Municipalidade te oferece eu escolhi a que parecia mais fácil e fomos para o carro. Ele me pediu os documentos, que informasse qual a quilometragem e me autorizou a partir. Aí veio a pegadinha! Se lembram que é falta gravíssima andar sem cinto de segurança? Pois bem, o examinador estava sem o cinto!! Pedi que ele pusesse o cinto, ele me olhou com uma cara de orgulho e saímos por Providencia afora.

Outra coisa importante, no Chile desde 01/01/2016 é obrigatório portar um colete refectivo no carro. Pois bem, o examinador perguntou se eu tinha um e quis ver onde estava, já que, tem que estar em um lugar que o motorista possa alcançar em caso de necessidade. Eu tinha! Compramos essa coisa, muito questionada por todos, no final de 2015, antes da vigência da lei.

Enfim, saímos e uns 45 minutos depois (que meu marido disse que pra ele foram eternos, mas pra mim passaram voando) voltamos para a Municipalidade e sem fazer baliza nem nada o examinador disse que eu estava aprovada e tinha ido muito bem! :) 

Feliz, fui buscar minha licença no dia seguinte. A licença tem validade de seis anos e vai vencer no dia do seu aniversário. Meu marido foi comigo porque ele tinha que renovar a dele e o procedimento é bem simples. Tem que levar o RUT e a licença antiga e fazer dois exames, o psicotécnico e o psensométrico.

Em janeiro de 2016 o valor para tirar a primeira licença foi de $ 29.821 pesos chilenos e para renovar era de $ 25.326 pesos chilenos. Se na hora de renovar você decide mudar de Municipalidade o valor sobe para $ 32.069 pesos chilenos.

Dirigir em Santiago não é fácil, os motoristas são bem mal educados, os ônibus correm demais e se jogam pra cima da gente, mas, como eu sou de Campinas, não foi tão difícil me acostumar... hahahaha

2 comentários:

  1. Oi pretendo ir morar ai esse ano, gostei muito da sua postagem, muito esclarecedora. Mas eu não tenho CNH aqui, seria esse mesmo procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel, tudo bem?

      Sim, o procedimento é o mesmo. São trâmites para tirar a carteira por primeira vez, não importando se você tem ou não licença em outro país.

      Um abraço,

      Raquel

      Excluir