segunda-feira, 7 de março de 2016

A visão dos chilenos sobre os estrangeiros está mudando?

Ontem o canal Mega apresentou uma reportagem sobre a dificuldade que os estrangeiros no Chile tem para validar seus títulos profissionais, e consequentemente, encontrar trabalho na área que estudaram.

Eu vivo isso na pele, já que são quase três anos tramitando documentos desde o Brasil para conseguir validar meu diploma de advogada.

Para os que querem assistir a íntegra da reportagem, que tem a participação da Biomedica Grazielle Ribeiro, deixo aqui o link:

http://www.ahoranoticias.cl/noticieros/reportajes/167186-ahora-reportajes-domingo-extranjeros-ilustrados.html

Espero que com essa reportagem, que contou com a participação de Rodrigo Sandoval que é Chefe de Departamento na Extranjeria (lugar onde os estrangeiros vão dar entrada em seus pedidos de residência) e Sergio Solís, Chefe de Departamento Jurídico Consular, possa melhorar a qualidade do servço de validação de títulos no Chile, já que, países com convênio cultural (como é o caso do Brasil) e sem convênio cultural (como o Haiti mencionado na reportagem) vivem de incertezas e informações desencontradas.

Sorte companheiros! Espero o comentário de vocês nas redes sociais do Uma Brasileira em Santiago!



3 comentários:

  1. Oi acabo de descobrir seu blog, em abril vou para o Chile e comecei a ver agora algumas coisas sobre o assunto, bem meu namorado é chileno e estou indo para conhecer a família (que medo de não ser aprovada) mais o meu medo maior fora o frio q já li aqui que vou sentir bastante q abril já começa esfriar é sobre a comida VC podia indicar lugares pois pelo q tenho percebido oq ele come em casa é bem diferente do que eu estou acostumada kkkkkkk
    Queria saber também se tem uma balada brasileira algo que caso bata um desespero eu consiga me sentir um pouco em casa!!
    Desde já obrigada estou lendo alguns post aqui e estou gostando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia, boa sorte com a visita pra família! Dá um friozinho na barriga né?
      Tem lugares de comida brasileira em Santiago, mas se você não for muito manhosa (como eles mesmo se denominam) vai comer bem! Qualquer restaurante sempre vai te oções tradicionais entre carnes e massas. Eu não me preocuparia com isso.
      Balada brasileira tem uma só que é a Esquina do Samba em Bella Vista, mas toda dicoteca aqui toca musica brasileira em um determinado momento, tipo os axés antigos e até sertanejo universitário.
      Uma dica que eu te dou é disfrutar do que o Chile tem pra oferecer! Esse é um país de cultura maravilhosa que vale a pena ser vivida!

      Um abraço!

      Raquel

      Excluir
  2. Muito obrigada por me responder!
    Talvez eu seja um pouco "manhosa" kkkkkkk
    É que tudo aconteceu um pouco rápido e ainda estou me acostumado a visita de outro país, nunca me imaginei fora daqui. Engraçado que Chile é o país preferido de minha mãe ela já visitou e vivia me chamando pra ir aí. (A vida as vezes nos surpreende)
    Obrigada pelo conselho vou tentar relaxar e aproveitar seu novo país, mas meu medo vem pois irei sozinha pra ser aprovada em uma cultura diferente com pessoas que ainda não conheço, por isso minhas perguntas caso eu fique muito mais nervosa que já estou vou precisar me sentir um pouquinho em casa.
    Mais muito obrigada li várias dicas aqui de como né divertir aí e
    sei que vou gostar muito de conhecer o Chile
    Bj ;)

    ResponderExcluir